A aplicação está diretamente ligada ao fluxo de comunicação, fazendo a automatização de determinados processos repetitivos com o uso de um chatbot, como envio de faturas, notas fiscais, buscas de pedidos em aberto, entre outros procedimentos, sem a necessidade de contato com um agente humano.
Para criar o fluxo, acesse o Menu → Fluxo de comunicação::
Clique para adicionar um novo fluxo e preencha os campos:
Onde:
Caso utilize algum card de identificação, como, por exemplo: Nome, CPF/CNPJ, endereço ou número de telefone. Adicione as variáveis no fluxo criado para o Low Code. Dessa forma, será feita a busca das informações do cliente através das variáveis.
Clique em Salvar!
Em seguida, busque o Fluxo criado:
Clique ⋮ do lado direito da tela:
Clique em Abrir:
Após isso, crie o card de Pergunta, conforme o vídeo abaixo.
Clique no botão de + para iniciar a configuração, selecione o tipo Interações, em Ferramenta selecione a opção Enviar Pergunta em Resposta esperada adicione Aguardar interação:
Em seguida, preencha as informações como: Pergunta, Gerar variável, Variável e Tipo de validação:
A variável será validada conforme os critérios, selecionados no campo Tipo de validação, ao clicar no campo terá as seguintes opções:
Assim que preenchidas as informações clique em Salvar.
Na configuração realizada acima, a resposta do cliente será armazenada na variável {{nome}}.
É responsável por realizar solicitações destinadas a integrações HTTP dentro do sistema. A configuração contribui para a comunicação eficiente com sistemas externos.
Para criar, acesse Tipo, selecione a opção Ferramenta do sistema, em seguida selecione a opção Requisição HTTP:
Preencha as informações:
No campo Query Params, é possível customizar requisições nos sistemas integrados. Utilize somente quando houver necessidade, siga as diretrizes da documentação do sistema integrado. Dessa maneira, pode garantir uma interação personalizada e evitar complicações desnecessárias.
Preencha a opção Gerar pergunta de escolha com a resposta, para criar uma pergunta do tipo escolha dentro do card de Requisição, caso tenha mais de uma verificação, por exemplo: quando houver mais de 1 cadastro.
Insira as demais informações necessárias:
Campo opcional, utilize se necessário!
Mensagem da pergunta: Insira a pergunta que será enviada. Exemplo: Selecione uma das opções;
Descrição da opção de escolha: Defina como a pergunta será enviada. Exemplo: Boleto com {{valor}} {{data}};
Mapeamento de propriedade da escolha para variáveis (JSON): Criar a variável com base no retorno da requisição. Exemplo: {“nome”:”data.data.nome”}.
Tratamento de erro:
Mensagem de erro na escolha: Mensagem que o cliente receberá quando selecionar a quantidade de opções erradas;
Quantidade de tentativas: Insira a quantidade de vezes que o cliente pode errar no mesmo card;
Mensagem após máximo de tentativas: Mensagem disparada ao cliente quando excede o limite de tentativas;
Fluxo a ser executado após máximo de tentativas: O cliente será direcionado ao fluxo adicionado, assim que ultrapassar o máximo de tentativas;
Assim que adicionadas as informações, pode Testar a requisição, basta clicar no botão;
Em Biblioteca de variáveis: Ficaram armazenadas todas as variáveis vinculadas ao fluxo;
Assim que adicionas as informações, clique em Salvar.
Com a Condicional Dinâmica você pode criar interações personalizadas com base nas respostas dos clientes. Com essa abordagem é possível adaptar o fluxo de atendimento conforme as informações fornecidas pelos usuários.
Pode fazer perguntas específicas com base nas respostas e direcionar os clientes para o fluxo adequado. Além disso, pode enviar mensagens de sucesso para verificações que foram bem-sucedidas, mensagens de erro para dados inválidos e até mesmo enviar feedback quando a informação desejada não é encontrada.
Exemplo de como funciona na prática:
Ao solicitar o CPF/CNPJ ao cliente por meio de uma requisição HTTP. Caso o CPF/CNPJ seja inválido, a Condicional Dinâmica pode ser utilizada para enviar mensagens personalizadas ao cliente, informando que o dado está incorreto ou que não foi localizado. Em seguida, o cliente pode ser direcionado para um departamento específico para auxílio.
Em casos, onde o cliente foi identificado com sucesso, a Condicional Dinâmica pode fazer o encaminhamento para o próximo fluxo, conforme a escolha. Dessa forma, as interações serão mais inteligentes e personalizáveis, melhorando a satisfação dos clientes e a eficiência operacional.
Para cadastrar clique no botão + de:
Selecione o tipo Ferramenta do sistema e clique na opção Condicional:
Insira as informações:
Opções de Condições:
Ao adicionar as informações, clique em Salvar!
Configuração feita com sucesso!